Depois de inserir os seus dados receberá uma ligação para se inscrever.
]]>Ag. de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior)
Diretor: Dr. Paulo Almeida
Morada:
Rua Vila Nova da Barquinha, n.º 2
2040 – 227 Rio Maior
Telefone: Tel. 243999180
Website
Palavras do Diretor
“O meu nome é Paulo Almeida e sou diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva (AEFCPS), em Rio Maior.
Em nome da nossa comunidade agradeço a todos aqueles que têm demonstrado que juntos somos mais que a soma das nossas partes. O AEFCPS agradece a todos os beneméritos que têm permitido que cheguem ao nosso agrupamento equipamentos que são fundamentais para as nossas crianças e jovens.
Enquanto diretor do agrupamento, comprometo-me, pela minha honra, fazer chegar aos alunos todos os equipamentos que nos enviarem, assim como, acompanhar as famílias na sua utilização.
Obrigado a todos, que a saúde vos acompanhe na certeza, que é lema do nosso agrupamento: “Juntos vamos mais longe”.
Despeço-me deixando a todos a mensagem emocionada da nossa equipa que deixamos no poema e no vídeo:
Acordei…
Pensei em ti!
Desejo agarrar a tua mão, de brincar contigo,
De te ajudar, de te abraçar num abraço quentinho,
De te beijar…sem fim!
Todos os dias estou a torcer por ti!
Não consigo estar contigo bem perto de mim,
Mas estou aqui sempre para ti!
(Ana Paula Duarte)”
Ag. de Escolas Vila Nova de Cerveira
Diretor: Dr. Venceslau Artur Teixeira
Morada:
Rua das Cortes 4920-211 Vila Nova de Cerveira
Telefone: 251 795 324/ 251 795 009
Palavras do Diretor
“Sou Venceslau Artur Teixeira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira.
Começo por agradecer ao Luís Fernandes e ao Vítor Bastos do movimento #SomosSolução pela ponte que estão a construir entre as escolas e aqueles que nos podem ajudar a atribuir equipamentos aos nossos alunos carenciados.
Como diretor, o meu compromisso é garantir que os equipamentos doados chegarão aos alunos mais necessitados e que a escola dará todo o apoio necessário.
Esta iniciativa reveste-se de especial importância, pois estes equipamentos serão um suporte crucial para apoiar os nossos alunos carenciados, neste novo modelo de ensino-aprendizagem, o Ensino à Distância, que se prevê continuar durante o 3º período letivo. Existem, no concelho de Vila Nova de Cerveira, algumas famílias com carências muito grandes, onde, a informática é a última das preocupações destas pessoas. Estar a pedir-lhes para terem aulas à distância, quando elas, se calhar, têm outras dificuldades e necessidades mais básicas, é um pouco irrealista.
Deste modo, apelo a toda à sociedade civil, aos empresários, associações de diversa ordem que colaborem nesta ação, contribuindo, na medida do possível, com a cedência de equipamentos tecnológicos que potenciem e facilitem este novo modelo de ensino, tais comos computadores ou tablets.
O objetivo é angariar equipamentos até ao início do 3.º período, que inicia no 14 de abril. Todo o material doado vai ser decisivo para que estes alunos continuem a desenvolver as suas aprendizagens.
A todos os que participarão neste movimento agradeço desde já, o futuro dos nossos alunos depende de todos e seremos, com toda a certeza, recompensados com os seus resultados académicos e sociais acompanhados dos sorrisos com que todas crianças, adolescentes ou jovens nos têm, desde sempre, recompensado.
Assim, é premente arranjar doadores para que em breve, os nossos alunos tenham a possibilidade de aceder a este tipo de equipamentos para usaram em casa.
Em nome da comunidade educativa de Vila Nova de Cerveira, o meu agradecimento profissional e pessoal a todos os que nos possam ajudar!”
1. Ter plataformas digitais já implementadas e em funcionamento;
2. Assegurar a existência de ligação à internet;
3. Assegurar a assistência técnica para preparação dos equipamentos para utilização pelos alunos;
4. Envolvimento do diretor em todo o processo.
Procedimentos
1. Os doadores informam o que pretendem oferecer e as condições, preenchendo o impresso.
2. Os promotores do movimento contactam os diretores das escolas e os doadores.
3. Os diretores identificam os alunos carenciados e asseguram a entrega.
4. Os doadores recebem a informação sobre os alunos a apoiar.
5. Os doadores procedem à entrega ou informam onde os diretores podem levantar os equipamentos.
]]>O #somossolução surgiu a partir de um grupo criado no facebook e-learning
– apoio, que tem como intenção ajudar profissionais da educação, a
adaptarem-se à nova realidade fruto do encerramento das escolas.
Uma das questões que foi surgindo e que carece de atenção redobrada
prende-se com o facto de vários alunos não terem acesso a dispositivos móveis o
que os impede de acederem às plataformas disponibilizadas pelas escolas.
É neste contexto que surge a necessidade de criar um movimento que aproxime
escolas, alunos e empresas.
Este movimento foi criado no dia 18 de março e pretende ajudar os alunos que
não têm acesso a dispositivos digitais para utilização em casa.
Assim, foi criada uma ponte entre empresários e empresas e diretores de
escolas para a oferta de dispositivos (tablets, portáteis e computadores) novos
e usados que as escolas irão disponibilizar aos alunos identificados.
Todos juntos #somossolução
]]>Recebemos uma mensagem especial da Drª Alexandra Barbosa e do Dr. Rafael Mora que desde o primeiro momento têm apoiado este movimento e cujo envolvimento é para nós um motivo de enorme orgulho e esperança.
Obrigado!
#SomosSolução
“Minhas caras amigas e amigos,
Não temos dúvidas que o destino nos obrigou a viver esta época de escuridão que nenhum de nós sonhou viver, nem no pior dos nossos pesadelos.
A Sociedade Portuguesa e os Governos no Mundo estão, na sua maioria, conscientes do que é necessário fazer para nos proteger e também aos que têm estado na linha da frente no combate a esta pandemia. A TODOS ELES, um MUITO OBRIGADO.
Mas não podemos nem devemos esquecer os nossos mais pequenos e os jovens, pois é nosso dever fiduciário criar as condições para que todos eles sejam, no dia de amanhã, e quando a Luz volte a iluminar as nossas vidas, Mulheres e Homens exemplares. Para isso, é indiscutível que, durante este longo e doloroso período de isolamento, eles terão de continuar a ESTUDAR e a BRINCAR (sim, também a brincar pois são crianças e a sua formação também passa pelo divertimento e socialização), o que nestes momentos só podem fazer pela via digital.
Muitos de nós não nos lembramos que muitas destas crianças e jovens terão este desafio impossibilitado pela ausência de meios das suas famílias que inviabilizam que Elas e Eles, menos favorecidos, tenham as mesmas condições das nossas filhas e dos nossos filhos. E esta realidade é verdadeira e convive muito perto com todos nós. Por isso, #somossolução pretende colmatar essa falha social. Sim, já sei que muitos pensam que para isso está o Governo e que deveria ter pensado nisso quando regulamentou o Estado de Emergência em Portugal. Mas Todos Nós temos de ser País e temos de ser Sociedade, e por isso temos de contribuir na medida das nossas possibilidades para levar este barco a bom porto.
Não tenho dúvida que, com uma pequena doação, que para muitos de Nós não implica ficarmos mais ricos ou mais pobres, conseguiremos doar um computador com condições para ajudar uma miúda ou um miúdo desfavorecido e ajudá-los a facilitar a sua Inclusão digital. Para que possam estudar e brincar durante o terceiro período e depois, sim depois, porque o depois será tão importante como o agora ou o terceiro período. Existe uma vasta gama de computadores, novos ou reciclados que, a um preço acessível, poderão cumprir o nosso objetivo, que é o de que nenhuma criança ou jovem desfavorecido em Portugal fique sem condições para atingir a sua inclusão digital.
Obviamente este passo também precisará do contributo de Empresas e Autarquias (estas últimas terão a responsabilidade de criar zonas de free wifi nos seus municípios para que estas crianças consigam com os computadores que vamos doar, aceder à internet).
#Somossolução não é um movimento sem cara. Conta com a responsabilização pessoal de cada um dos Diretores de Agrupamento que integram este movimento. Eles são os responsáveis perante nós, os seus stakeholders, para nos garantir que os jovens com necessidades nos seus respectivos agrupamentos são identificados e as suas necessidades de equipamentos satisfeitas à medida que as doações cheguem, e realmente esperamos que sejam muitas. Os Diretores de Agrupamento oferecem-nos a garantia de que as nossas doações serão uma realidade e que chegarão a quem precisa. Receberão as máquinas doadas e encarregar-se-ão da sua distribuição e de fazer estas crianças e jovens felizes e info-incluídos. Não temos dúvidas que conseguiremos e contribuiremos de forma efectiva para fazermos muitas crianças e jovens melhores e mais preparados o futuro.
Somos Solução. Somos Portugal.
E Portugal merece o nosso contributo.
#Somossolução