Notícias

Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar

Testemunho do Sr. Diretor Carlos Gomes de Sá

“No dia 14 de abril, que marcou o início do 3º período, foi com grande satisfação que fizemos entregas de material a alunos, no âmbito da campanha #SomosSolução  (angariação de material informático) e de um pedido realizado para ajudar alunos NPT (Nacionais de Países Terceiros à UE) do Agrupamento que se encontram em situação de fragilidade económica e social agradecemos a colaboração. Estas entregas foram ainda mais significativas considerando as condições previstas para o ensino à distancia (E@D), sendo a televisão um dos fatores que poderá ajudar a esbater diferenças, destacando-se atos de generosidade que permitiram chegar a famílias que não dispunham de TV?

Aqui fica o registo das doações, renovando o agradecimento aos colaboradores:

João Ilídio- uma TV

Sónia Gonçalves – duas TV´s; um DVD; um portátil

Lídia Laranjeira – jogos diversos

UNDERCOLO​RS OF BENETTON (Póvoa de Varzim)- pijamas e roupa interior

GIGASTORE INFORMÁTICA (Póvoa de Varzim) – um aparelho TDT

Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense – um portátil

As dádivas foram distribuídas pelos agregados, tendo proporcionado a alegria dos nossos alunos que não tinham estes equipamentos, principalmente TV, num período de confinamento domiciliário devido ao COVID-19.

Os equipamentos informáticos vão permitir aos alunos um acompanhamento mais próximo da nova realidade escolar, sendo que estamos longe de chegar a todas as casas, daí que a campanha #SomosSolução se mantenha. Veja como colaborar em https://ebaveromar.com/somos-solucao/

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”  –   Franz kafka”

Ver a notícia no site


Agrupamento de Escolas de Barroselas

“Mais uma boa notícia! O #SomosSolução já ligou mais um doador ao Agrupamento de Escolas de Barroselas!”
Luís Fernandes


O testemunho do Diretor Carlos Louro

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

“Reconhecimento ao Artur Pereira e à DEVO Europe pela partilha de portáteis. Que já estão a ser preparados. Quatro alunos verão melhoradas as suas condições de trabalho à distância.

Muito obrigado!

https://www.facebook.com/DEVOEurope/

https://www.facebook.com/WeCarebyDEVO/”


Mais um testemunho do Diretor Paulo Almeida
Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva

“Mais um carregamento…. Luis Fernandes e Vitor Bastos por favor digam a todo o mundo que há gente que merece o céu e vocês merecem o paraíso….
Há quem arranje problemas mas aqui #SomosSolução!”


Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar – Palavras dedicadas ao “somossolução

Obrigado ao Sr. Diretor Carlos Sá

Chamo-me Carlos Manuel Gomes de Sá e estou a exercer as funções de diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, desde julho de 2007 e, nestes dias estranhos, vejo-me integrado neste movimento.

E tudo acontece no tempo da dita globalização. No tempo da permanente conetividade, fomos fustigados com um enorme abanão e deram-nos uma ordem para ficar em casa. Alguém escrevia, há dias, que aos nossos pais os mandaram para a guerra. A nós mandaram-nos ficar em casa. Aos professores pediram-lhes para ficar em casa e ficar ligados aos nossos alunos! Sempre!

Não bastava o clima, também têm sido semanas estranhas, estas últimas. Talvez as mais estranhas das nossas vidas profissionais.

Sinto, por isso, o dever de deixar aqui algumas palavras de apreço pelo imenso esforço que TODOS estão a fazer neste tempo de incerteza e ansiedade. Transformando-o em esperança e futuro!

Com o nossa comunidade escolar em mente, aderi ao movimento    #SOMOS SOLUÇÃO.

Como diretor, o meu compromisso é garantir que os equipamentos doados chegarão aos alunos mais necessitados e que a escola dará todo o apoio necessário.

No Agrupamento de Aver-o-Mar, perto de 230 alunos não têm computador ou tablet para responder aos desafios que lhes estamos a lançar.

As condições socioeconómicas menos favoráveis, que ditam uma taxa de ASE próxima dos 60%,  e neste cenário equipamentos informáticos não poderão ser a prioridade das famílias.

Daí o olhar para esta iniciativa e acreditar na capacidade do ser humano em, com criatividade, assumir a sua essência: ser com os outros! Para, de um momento para o outro, (tentar) colocar de pé um “novo” sistema educativo. Apesar das adversidades como as que a plataforma SOMOS SOLUÇÃO ajuda a combater.

São estes, felizmente, os contributos que nos procuram animar e fortalecer no caminho que estamos a trilhar. Que nos lembram que não o fazemos sozinhos. Que nos trazem à memória a imagem do Papa Francisco na imensidão da Praça de São Pedro a dizer-nos isso mesmo.

E a criatividade do ser humano ao fazer-se mais próximo do(s) outro(s) é uma contínua surpresa! Na nossa escola, voluntariamente, quase nos sufocamos em ações para não perder os alunos. Correio eletrónico e plataformas virtuais de comunicação foram as armas duma surpreendente renovação. Até à exaustão! Estivemos todos, professores, alunos, famílias, órgãos e estruturas do Agrupamento permanentemente ligados. Avizinham-se novos desafios, mas já temos parceiros firmes: Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Associação de Pais.

Ainda somos poucos. Todos somos poucos.

Queremos continuar ligados. Queremos chegar mais longe. Chegar a todos.

Esse é o ímpeto que, enquanto diretor, não posso deixar morrer.

Essa é a razão do apelo a toda à sociedade civil, aos empresários, associações de diversa ordem que colaborem nesta ação, contribuindo, na medida do possível, com a cedência de equipamentos tecnológicos que potenciem e facilitem este novo modelo de ensino. Sejam computadores ou tablets.

O objetivo é angariar equipamentos até ao início do 3.º período, que inicia no 14 de abril.

Todo o material doado vai ser decisivo para que estes alunos continuem a desenvolver as suas aprendizagens.

O contexto que nos rodeia, apesar dos isolamentos, dá-nos um novo fôlego para podermos continuar, cheios da confiança de que não seguimos sozinhos, mas acompanhados. Porque o vazio do confinamento social, embora necessário e custoso, não é percorrido na solidão!

Nunca precisamos tanto uns dos outros!

Para que as semanas que virão sejam propícias às aprendizagens!

A todos os que já participam e a todos aqueles que ainda se virão a juntar a esta plataforma, manifesto profundo reconhecimento por SEREM SOLUÇÃO!

Carlos Gomes de Sá
Diretor
Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar

Ver no site



É de coração cheio que partilhamos convosco que, neste momento, já conseguimos arranjar quase 50 computadores 5 impressoras! Vamos todos ajudar!!!#somossolução

Seja também Solução! Faça o seu donativo aqui 👇👇👇
https://somossolucao.com/como-doar/


Oferta da OMC – Office Solutions

Paulo Almeida, Diretor do Ag. Fernando Casimiro Pereira da Silva e Amadeu Pereira da OMC

No dia 3 de abril, entregámos 5 impressoras aos agrupamentos de Ferreira de Castro, Fernando Casimiro Pereira da Silva e ES Miguel Torga (Massamá).










Testemunho de António Castel-Branco, Diretor do Ag. Ferreira de Castro

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image.png
Impressoras oferecidas pela OMC

“Em nome dos alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Mem Martins, Sintra, agradeço ao #Somossolução a oferta de duas impressoras laser que permitirão aos nossos alunos imprimir trabalhos numa localização segura perto das suas residências.

São iniciativas como esta que demonstram que os portugueses são solidários e prontificam-se a ajudar quem necessita. E os nossos alunos necessitam! Num Agrupamento com 2300 alunos, cerca de 15% não conseguem aceder a meios tecnológicos para receber atividades e trabalhos.

Assim, quaisquer tablets ou portáteis, mesmo usados, serão bem-vindos.

Obrigado aos mentores deste grupo, Luís e Vítor, pela iniciativa e por estas duas impressoras que já farão a diferença.

Páscoa Feliz a todos e protejam-se.”


Agradecemos à OMC – Office Solutions pela tão necessária ajuda.


Os Agrupamentos Cego do Maio e Boa Água já receberam dispositivos. Neste caso, oferecidos pela HP Portugal. Obrigado à HP!

02 de abril de 2020

#SomosSolução já fez a ponte entre a HP Portugal o Agrupamento de Escolas Cego do Maio (Póvoa de Varzim) e o Agrupamento de Escolas da Boa Água (Sesimbra)

Numa demonstração de que é possível chegar a quem precisa rapidamente e após alguns contactos com a HP Portugal foram identificados dois agrupamentos, cujos diretores de imediato garantiram as condições essenciais para receber portáteis (utilização de plataforma digitais, capacidade técnica de preparar os equipamentos, acesso à internet pelos alunos e envolvimento do diretor).

Os portáteis já foram entregues aos diretores que os farão chegar a 20 alunos carenciados destes agrupamentos.


O testemunho do Diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio

Arlindo Ferreira, Diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio agradece ao movimento #SomosSolução pela iniciativa e à HP Portugal pela oferta dos portáteis que “apesar de insuficientes para o universo de alunos do nosso agrupamento sem condições técnicas para as aulas não presenciais do 3.º período, elimina esta barreira a 10 alunos empenhados que poderão continuar a contar com o mesmo empenho e dedicação de todos os professores do nosso agrupamento para o acompanhamento das tarefas escolares do 3.º período.

Este esforço da comunidade civil e empresarial é de saudar e em nome dos 10 alunos que terão um terceiro período com melhores condições para não ficarem excluídos do sistema educativo deixo um enorme agradecimento pessoal.

Parabéns #SomosSolução e Parabéns à HP Portugal.

O testemunho do Diretor do Agrupamento de Escolas da Boa Água

Nuno Mantas, Diretor do Agrupamento da Boa Água, destaca que “desde o início da pandemia que a nossa comunidade tem tentado garantir uma resposta adequada para que os alunos consigam continuar a desenvolver atividades e competências nas diversas áreas disciplinares.

Um dos principais constrangimentos, para alguns alunos, tem sido a falta de equipamentos ou acesso à internet, que a escola foi procurando minimizar com os escassos equipamentos próprios.

Os nossos parceiros e a rede criada entre escolas inovadoras têm sido uma ajuda fundamental.

A iniciativa #SomosSolução, que louvamos, apoiamos e promovemos, foi fundamental para garantir que, de forma célere, mais 10 equipamentos estejam, desde dia 1 de abril de 2020, disponíveis para que mais 12 crianças – porque alguns equipamentos vão ser usados por irmãos na mesma casa – possam aceder às propostas de tarefas escolares diárias.

Aqui fica o nosso profundo agradecimento à HP Portugal e ao movimento #SomosSolução pelo enorme sentido de responsabilidade social demonstrado neste difícil momento para todas as escolas.


#SomosSolução é um movimento criado em 18 de março que pretende ajudar os alunos que não têm acesso a dispositivos digitais para utilização em casa e, para isso, foi criada uma ponte entre empresários e empresas e diretores de escolas para a oferta de dispositivos (tablets, portáteis e computadores) novos e usados que as escolas emprestarão aos alunos mais carenciados.

%d bloggers like this: